top of page

O QUE FAZ UM CASAMENTO FUNCIONAR?

“Vós maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e tendo consideração pra com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente , herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações. “ (I Pedro 3:7) Quanto tempo você dedica especificamente para “revisar” os valores que mantêm um casamento em funcionamento.

Não é assim que fazemos com os veículos? Porque não fazer o mesmo com o casamento? A família precisa ser positiva, e a positividade dela está na manutenção, caso contrário ela naufraga nos relacionamentos. O ensino corrente diz que Pedro foi o primeiro Papa, os Papas nunca se casaram e Pedro era casado tanto que Jesus curou a sua sogra, logo Pedro nunca foi Papa. No entanto, pela receita que ele nos dá, creio que era muito bem casado.

Ainda assim, nada nos impede de considerá-lo o “Papa do Casamento”, o que tornaria a vida e a família de muitos fiéis uma “Santa igreja dentro de casa”. Para resumir, Pedro, vai direto no “X” da questão do casamento. Ele dirige-se aos maridos. Deus olha a família do ponto de vista da liderança patriarcal. O homem é o cabeça do lar, logo, ele é o principal agente de homeostase, ou seja, de equilíbrio dentro de casa. Um marido incompetente é um péssimo administrador. A família é como uma empresa que precisa de um gerente habilidoso e participativo, e este papel é atribuído ao marido. O carro funciona bem com o ajustamento de todas as peças fundamentais, mas tira-lhe motor e ele pára de funcionar. O marido é o motor do lar, se ele não cumprir bem o seu papel, o carro da família não andará bem. A ausência prática dos conselhos apresentados por Pedro é justamente o grande fator de fracasso dos lares. Creia que o ambiente familiar é um lugar de ensino e aprendizagem que nos leva ao aperfeiçoamento conjugal e familiar. Quando se abre para aprender com alguém que é diferente de você (no caso sua esposa), é aí então que passa a crescer. E este é o conselho de Pedro quando orienta os homens a “viverem a vida comum do lar”, muitos lares e casamentos fracassam porque os maridos não querem crescer e legam a responsabilidade do lar unicamente à mulher. Por ignorarem esta realidade, subestimam suas mulheres, e tratam com descaso a vida em família, restando-lhe somente ao longo do tempo a deterioração do lar culminando num verdadeiro fracasso. O fracasso do marido se dá na ausência de capacidade para reconhecer a oportunidade de “juntos”, marido e mulher, construírem um lar verdadeiramente feliz, e à prova de fracassos.

Todo casamento precisa de manutenção. Quando o marido participa, sua contribuição é dada, e o relacionamento é enriquecido. Sozinho só faz até onde o braço alcança, juntos porém, se tornam mais fortes!. Assim, o casamento funciona!

Isso também é uma atitude! - Pratique-a diariamente. #casamento #relacionamento #Vidacristã #vidaconjugal #amar

19 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page